A pandemia do Covid-19 impulsionou o enorme crescimento do e-commerce, ampliando significativamente a participação desse canal nas compras do consumidor brasileiro, com recordes históricos de faturamento. Este crescimento trouxe também uma forte demanda por melhores níveis de serviço, como por exemplo prazos de entrega cada vez mais curtos – next day, same day, hora marcada. O que antes era exclusividade das grandes capitais, passou a ser demanda também dos consumidores do interior do país e aumentou a importância do delivery na decisão de compra.
Este cenário impactou diretamente a operação das empresas de logística. Falhas de entrega afetam não somente a imagem do vendedor, mas também a rentabilidade da operação, ao provocar retrabalho, perda de produtividade e aumento da logística reversa.
Diante deste desafio, uma grande empresa de logística brasileira contratou a Assesso para desenvolver um processo para aprimorar a qualidade dos dados de endereços por meio do tratamento e identificação de inconsistências durante o ciclo operacional de delivery para os consumidores. Baseado em sua plataforma DataCare, o processo implementou um workflow de tratamento de endereços suspeitos e inválidos que permite à empresa identificar e corrigir erros de endereçamento, evitando atrasos e desvios no processo de entrega devidos a problemas com os dados.