Além da precisão: o que a qualidade dos dados significa para os consumidores de dados
Além da precisão: o que a qualidade dos dados significa para os consumidores de dados https://www.assesso.com.br/wp-content/themes/movedo/images/empty/thumbnail.jpg 150 150 Assesso //www.assesso.com.br/wp-content/uploads/2021/05/logo_assesso_negativa_50-2.pngEmbora as empresas estejam melhorando a qualidade dos dados com abordagens práticas e ferramentas adequadas, seus esforços de melhoria tendem a focar estritamente na precisão. O objetivo deste artigo é abordar os diversos aspectos da qualidade dos dados relevantes para seus consumidores.
Resumo
Dados de baixa qualidade podem ter impactos sociais e econômicos substanciais. Embora as empresas estejam melhorando a qualidade dos dados com abordagens e ferramentas práticas, seus esforços de melhoria tendem a se concentrar estritamente na precisão. Acreditamos que os consumidores de dados têm um conceito de qualidade de dados muito mais amplo do que os profissionais de IS. O objetivo deste artigo é desenvolver uma estrutura que captura os aspectos da qualidade dos dados que são importantes aos consumidores de dados. Uma pesquisa em duas fases e um estudo de classificação em duas fases foram conduzidos para desenvolver uma estrutura hierárquica para organizar as dimensões da qualidade dos dados. Essa estrutura captura dimensões de qualidade de dados que são importantes para os consumidores de dados. A qualidade dos dados (DQ, data quality) intrínseca denota que os dados têm qualidade por direito próprio. O DQ contextual destaca o requisito de que a qualidade dos dados deve ser considerada dentro do contexto da tarefa em questão. DQ representacional e DQ de acessibilidade enfatizam a importância do papel dos sistemas. Essas descobertas são consistentes com nosso entendimento de que dados de alta qualidade devem ser intrinsecamente bom, contextualmente apropriado para a tarefa, claramente representado e acessível ao consumidor de dados.
Nossa estrutura tem sido usada com eficácia na indústria e no governo. Usando essa estrutura, os gerentes de SI foram capazes de compreender melhor e atender às necessidades de qualidade de dados de seus consumidores de dados. A característica saliente deste estudo de pesquisa é que os atributos de qualidade dos dados são coletados dos consumidores de dados, em vez de serem definidos teoricamente ou com base na experiência dos pesquisadores. Embora exploratória, esta pesquisa fornece uma base para estudos futuros que medem a qualidade dos dados ao longo do dimensões deste quadro.